09/11/2006

ENGENHARIA SOCIAL


Porque não existe patch de correção para a ignorância humana.

A Engenharia Social

Engenharia social, um aspecto relevante da engenharia social compreende a inaptidão dos indivíduos manterem-se atualizados com diversas questões pertinentes a tecnologia da informação, além de não estarem conscientes do valor da informação que eles possuem e, portanto, não terem preocupação em proteger essa informação. É importante salientar que, independente do hardware, software e plataforma utilizada, o elemento mais vulnerável de qualquer sistema é o ser humano, o qual possui traços comportamentais e psicológicos que o torna susceptível a ataques de engenharia social. Dentre essas características, pode-se destacar:


Vontade de ser útil : O ser humano, comumente, procura agir com cortesia, bem como ajudar outros quando necessário.
Busca por novas amizades : O ser humano costuma se agradar e sentir-se bem quando elogiado, ficando mais vulnerável e aberto a dar informações.
Propagação de responsabilidade : Trata-se da situação na qual o ser humano considera que ele não é o único responsável por um conjunto de atividades.
Persuasão : Compreende quase uma arte a capacidade de persuadir pessoas, onde se busca obter respostas específicas. Isto é possível porque as pessoas têm características comportamentais que as tornam vulneráveis a manipulação.

Nenhum comentário:

 
Pesquisa personalizada